quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Registro do Estágio


Hoje dia 08, vieram mais crianças à escola, por isso tia Paula passou atividades referentes ao livro de literatura do maternal: “Dentro da casa tem...” de Marcia Alevi. Dentro da casa, tem um armário e, dentro dele, uma caixa. Nessa caixa, tem um vidro bem fechado. O que estará guardado nele? Ao desvendar esse segredo, a criança aprenderá de forma divertida a noção de dentro e fora, assim como princípios de geometria.
As crianças gostam muito desse livro, e na hora da leitura até nos ajudam a contar, dizendo o que irá acontecer.
As atividades foram muito bem feitas por todos os alunos, a primeira atividade dada foi para que as crianças fizessem o registro da história, no quadro haviam alguns desenhos para que elas recordassem o que aparecia no livro.
A segunda atividade dada as crianças foi para que elas montassem a palavra casa com letras móveis e depois reproduzissem as letras desta palavra, essa atividade ajuda para que as crianças reconheçam as letras.
A última atividade foi dada com o objetivo de que as crianças contassem e reconhecessem e contassem a quantidade de letras da palavra “cesto”.
Após as atividades fomos para o parque, lá as crianças podem se divertir e interagir uma com as outras, enquanto apoiava as crianças para que elas subissem à escada sem que caíssem, percebi que algumas crianças tem maior dificuldade para subir a escada e até mesmo para brincar em outros brinquedos, isso é comum, pos muitas crianças tem dificuldades psicomotoras.
Segundo Assunção & Coelho (1997, p.108) a psicomotricidade é a “educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Além disso, possui uma dupla finalidade: “assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano”.Os movimentos expressam o que sentimos, nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente. Estruturas o corpo com uma atitude positiva de si mesma e dos outros, a fim de preservar a eficiência física e psicológica, desenvolvendo o esquema corporal e apresentando uma variedade de movimentos.Através da ação sobre o meio físico com o meio social e da interação como ambiente social, processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano.
Após o momento de descontração no parque voltamos para a sala onde as crianças lavaram as mãos e foram lanchar. Na hora do lanche algumas crianças entornam toddynho, sucos, bolos, biscoitos, entre outros alimentos no chão, todos os dias a tia Paula fala para elas tomarem cuidado para não sujar a sala, quando os lanches são derramados sem querer nós relevamos, porém hoje uma criança amassou o seu bolo e jogo o farelo no chão propositalmente pois tia Paula tinha dito para ela não fazer, e ela continuou; quando ela havia acabado de lanchar tia Paula pediu para que eu pegasse uma vassoura que ela ( a criança) iria varrer a sujeira, a crianças varreu, com o seu jeitinho, por isso o chão não ficou totalmente limpo, mas esta foi uma maneira da criança perceber que o que ela fez foi errado, e que quando sujamos algo que estava limpo, devemos limpar.
Após o lanche as crianças sentaram perto da tia Paula pois ela havia pegado a caixa pedagógica, tia Paula usou alguns objetos da caixa para que as crianças fizessem a classificação e a seriação destes.
Somente uma criança não conseguiu classificar sem a orientação da tia Paula, as outras crianças conseguiram, muitas separaram os objetos por um atributo, exemplo: pela cor, porém na hora de explicar a tia Paula como ela havia “arrumado” ela falava que foi pela forma. Depois desta atividade tia Inglid passou álcool em gel nas mãos das crianças e estas ficaram sentadas em suas cadeiras cantando e aguardando os pais.

Um comentário:

  1. Elisa, sou estagiária do Maternal 02, da professora Tatiana, e acompanho, assim como você, a realização de atividades que giram em torno do livro de nosso Projeto de Leitura. O livro "Dentro da casa tem", a meu ver, apesar de ter poucas palavras e uma linguagem coloquial, é um dinâmico e construtivo instrumento para o professor trabalhar diversos conceitos que fundamentarão o conhecimento lógico-matemático dos alunos.
    De uma forma descontraída e atraente, as crianças entendem e interiorizam termos importantíssimos tanto para a aquisição de conhecimentos mais elaborados,quanto para a sua vivência social e de grupo.
    Vale ressaltar também, o valor que um livro tem no contexto educativo de uma criança. Obras literárias,famosas ou não, como esta, contribuem para que os pequenos fantasiem, representem mentalmente situações, criem hipóteses e soluções para problemas, etc.
    Como os livros educam! E é bom perceber que os mesmos estão sempre presentes em nossa escola, contribuindo, e muito, para o desenvolvimento de nossas jóias !

    Parabéns pelo seu trabalho e continue sempre em busca de sua competência e brilho profissional !

    Um abraço,
    Flávia Koch ( Turma: 211 - Estagiária: Maternal 02 - Professora Tatiana)

    ResponderExcluir