O maternal 04 da tia Paula Azeredo começou sua semana com mais tranquilidade, agora há poucos alunos com vontade de passar um tempo a mais com a mamãe.
As crianças junto com a tia Paulinha realizaram uma atividade para tomar conhecimento sobre as partes do corpo humano,
Esta atividade foi realizada da seguinte forma, as crianças deitaram sobre a folha e a tia Paula as contornou com o hidrocor, após as crianças receberam a caneta e foram questionadas sobre o que tinha em seus rostinhos, elas responderam que há a boca, o nariz, o olho, o cabelo e em seguida desenharam estas partes do rosto na sua silueta no papel.
As crianças ficaram admiradas com suas siluetas, ao vê-las cada uma dava um lindo sorriso.
É importante que cada criança tenha conhecimento sobre o seu corpo para que depois conheça o meio em que vive.
Após a atividade todos fomos ver a tartaruga, lá eu a peguei e coloquei na parte com água, pois as crianças queriam vê-la tomando banho, as crianças gostam muito da tartaruga alguma até sobem na grade para vê-la, mas eu, a tia Jennifer, a tia Paula e a tia Inglidi temos consciência de que é perigoso e descemos as crianças.
Este é um momento em que as crianças se distraem e não ficam querendo a toda hora a companhia da mãe. Após brincar com a tartaruga, nós fomos para o parquinho, elas se divertiram muito, pois brincaram em seu brinquedo favorito, o escorrega.
Na hora do lanche todas pegam suas lancheiras sozinhas e sentam no tapete, para aprender a oração e a musiquinha do “meu lanchinho”, as crianças trazem lanches saudáveis, e gostam muito das frutas e sucos que trazem.
Depois do lanche é a hora da troca de fraudas, esse é um dos momentos em que temos mais contato com as crianças, onde elas brincam conosco, nos contam algumas histórias do seu cotidiano.
Um momento de grande aprendizado também foi no reconhecimento das cores, inicialmente elas passaram o dedo na cola colorida e nós fomos falando para elas as cores que estavam sendo apresentadas afirma Popper que "Não há nada no nosso intelecto que não tenha entrado lá através dos nossos sentidos" (apud Becker, 1994), por isso é tão importante que a criança não apenas olhe a cor no objeto, mas que passe o dedinho na cola colorida, que toque no brinquedo com a cor que esta aprendendo.
Depois a tia Paula pediu para que elas pegassem um brinquedo no baú com a cor que ela dissesse havendo assim a assimilação e a acomodação do conteúdo.
Afirma Piaget que o conhecimento vem da experiência. "Sem o contato com o mundo externo não há como produzir conhecimento", então tendo contato com o objeto a crianças aprenderá com mais facilidade.
Esta semana foi maravilhosa, e esta sendo cada dia melhor e mais prazeroso dar estágio com o Maternal 04.
As crianças junto com a tia Paulinha realizaram uma atividade para tomar conhecimento sobre as partes do corpo humano,
Esta atividade foi realizada da seguinte forma, as crianças deitaram sobre a folha e a tia Paula as contornou com o hidrocor, após as crianças receberam a caneta e foram questionadas sobre o que tinha em seus rostinhos, elas responderam que há a boca, o nariz, o olho, o cabelo e em seguida desenharam estas partes do rosto na sua silueta no papel.
As crianças ficaram admiradas com suas siluetas, ao vê-las cada uma dava um lindo sorriso.
É importante que cada criança tenha conhecimento sobre o seu corpo para que depois conheça o meio em que vive.
Após a atividade todos fomos ver a tartaruga, lá eu a peguei e coloquei na parte com água, pois as crianças queriam vê-la tomando banho, as crianças gostam muito da tartaruga alguma até sobem na grade para vê-la, mas eu, a tia Jennifer, a tia Paula e a tia Inglidi temos consciência de que é perigoso e descemos as crianças.
Este é um momento em que as crianças se distraem e não ficam querendo a toda hora a companhia da mãe. Após brincar com a tartaruga, nós fomos para o parquinho, elas se divertiram muito, pois brincaram em seu brinquedo favorito, o escorrega.
Na hora do lanche todas pegam suas lancheiras sozinhas e sentam no tapete, para aprender a oração e a musiquinha do “meu lanchinho”, as crianças trazem lanches saudáveis, e gostam muito das frutas e sucos que trazem.
Depois do lanche é a hora da troca de fraudas, esse é um dos momentos em que temos mais contato com as crianças, onde elas brincam conosco, nos contam algumas histórias do seu cotidiano.
Um momento de grande aprendizado também foi no reconhecimento das cores, inicialmente elas passaram o dedo na cola colorida e nós fomos falando para elas as cores que estavam sendo apresentadas afirma Popper que "Não há nada no nosso intelecto que não tenha entrado lá através dos nossos sentidos" (apud Becker, 1994), por isso é tão importante que a criança não apenas olhe a cor no objeto, mas que passe o dedinho na cola colorida, que toque no brinquedo com a cor que esta aprendendo.
Depois a tia Paula pediu para que elas pegassem um brinquedo no baú com a cor que ela dissesse havendo assim a assimilação e a acomodação do conteúdo.
Afirma Piaget que o conhecimento vem da experiência. "Sem o contato com o mundo externo não há como produzir conhecimento", então tendo contato com o objeto a crianças aprenderá com mais facilidade.
Esta semana foi maravilhosa, e esta sendo cada dia melhor e mais prazeroso dar estágio com o Maternal 04.
E muito importante saber, que nossa companheira de estágio a cada dia faz deles um grande aprendizado.
ResponderExcluirPrabens LELE...
Bejuu