domingo, 5 de julho de 2009

Registro Reflexivo do Estágio



Hoje, dia 23 de Março foi trabalhado com as crianças a letra P de Páscoa, elas fizeram a movimentação da letra P com cola colorida, antes desta atividade houve o momento da rodinha no tapete, onde a nova letra a ser aprendida foi apresentada as crianças a nova letra a ser aprendida. Nesta rodinha a tia Paula faz a letra P em uma folha, mostra as acrianças, pede para que elas repitam, fala também as palavras iniciadas com esta letra, para terminar a ela faz a letra de giz no chão e cada criança vai passando em cima da letra, esta é a primeira etapa da movimentação.
Segundo Assunção & Coelho (1997, p.108) a psicomotricidade é a “educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Além disso, possui uma dupla finalidade: “assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano”.
Tendo consciência da importância da psicomotriciade para o desenvolvimento intelectual das crianças após ser dada a movimentação da leda “p” no chão, as crianças receberam folhas para realizar outra atividade de movimentação com cola colorida.
Muitas crianças ainda encontram dificuldade para passar o dedinho corretamente em cima da cola, por isso precisam da companhia das tias ao lado.
Após esta atividade as crianças realizaram outra atividade com o objetivo de conhecer as outras letras da palavra “ páscoa” , nesta atividade as crianças receberam uma folha com a palavra páscoa escrita e todas as letras da palavra em recortadas em papéis coloridos, elas tinham que identificar cada letra e cola-la em baixo da letra igual.
Após esta atividade as crianças foram para o tapete brincar com os brinquedos da sala, é nesta hora que observamos o comportamento de casa criança interagindo com a outra e interagindo também na sala sem a intervenção da professora, a maioria das crianças ainda choram quando o amigo esta com o brinquedo que ela gostaria, ela ainda não pedem ao amigo o brinquedo emprestado e sim puxam do amigo, gerando situações desagradáveis, pois muitas crianças reagem com puxam de cabelo, mordidas, empurrões, e eu e as outras tias damos pequenas punições e dizemos que a criança n pode fazer isso, pedindo para que ela peça desculpas imediatamente ao amigo (a).
Depois da hora dos brinquedos, tia Paula pediu para que as crianças guardassem os brinquedos, pegassem as lancheiras e sentassem no tapete para rezar; após rezar todas se sentaram em suas cadeirinhas (todas as cadeiras tem o nome de cada criança, estimulando que cada uma procure a letra do seu nome, par sentar no lugar certo), elas abrem suas lancheiras sozinhas e nós, as tias abrimos seus biscoitos, suquinhos e outros lanches, as vezes elas dividem seus lanches entre si. No término do lanche nos guardamos os lanches, as tias trocam as fraldas, levam algumas crianças ao banheiro e depois as levamos para o parque.
Nesta quarta as crianças realizaram novamente uma atividade com a montagem da palavra páscoa com letras móveis, a tia Paula também citou outras palavras que iniciam com a letra “p”.
Depois desta atividade as crianças brincaram de massinha em suas mesas, cujo objetivo é desenvolver a criatividade e a coordenação motora.
Após a brincadeira de massinha as crianças fizeram uma atividade onde tinham que colar perto da figura encontrada na folha a letra “p” de páscoa, o objetivo desta atividade era que a criança identifica-se o que se encontra perto e longe.
Na hora do lanche todos foram para o tapete rezar, eles já cantam a musica do lanchinho sozinhos e muitos não precisa mais que fiquemos falando para fazer “mãozinha de anjo” para rezar. A cada dia e a cada ato das crianças percebemos a grande fase desenvolvimento que elas estão passando, e é muito gratificante saber que nós estagiárias-esucadoras ajudamos os pequeninos a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário